VOLTAR

Funai: portaria determina levantamento fundiário em Aquidauana

Aquidauana News - www.aquidauananews.com
05 de Set de 2008

A Fundação Nacional do Índio (Funai) publicou nta quarta-feira (3), no Diário Oficial da União, portaria que constitui dois grupos técnicos para realizar levantamento fundiário e avaliação das benfeitorias nos municípios de Miranda e Aquidauana.

Segundo a assessoria de imprensa da Funai em Brasília, esta nova portaria, assinada pelo presidente substituto Aloysio Antônio Castelo Guapindaia, dá continuidade ao processo de demarcação iniciado pela portaria publicada em 19 abril de 2007 pelo Ministério da Justiça, que reconheceu a área como terra indígena de ocupação tradicional.

Na última terça-feira, o administrador substituto da Funai em Mato Grosso do Sul, Antônio Ricardo Araújo, disse ao Portal da TV Morena que o objetivo da ocupação dos indígenas terenas da Aldeia Cachoeirinha na fazenda do ex-governador Pedro Pedrossian era pressionar o início da colocação dos marcos, do levantamento fundiário e do pagamento de benfeitorias.

Agora, o grupo técnico responsável pelo levantamento tem um prazo de 60 dias para realizar o procedimento e apresentar o relatório fundiário.

De acordo com informações da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), a Funai quer ampliar a Reserva Cachoeirinha de 2.648 hectares para 37.122 hectares.

Uma parte da área requerida está na propriedade invadida de Pedrossian, a fazenda Petrópolis. Pedro Paulo Pedrossian, filho do ex-governador, alerta que a área requerida também pega um investimento turístico.

Conforme dados da Funai, na reserva existem hoje 2.612 índios de origem Terena, ocupando 2.658 hectares. A média de ocupação é de 1,02 ha/individuo.

Em nota, a Famasul reagiu. "Nos causa estranheza que o presidente da Funai tenha cancelado a sua visita e no dia seguinte ao cancelamento, vemos no Diário Oficial da União a constituição de Grupos Técnicos em outros municípios fora do Conesul do Estado", comentou o presidente da entidade, Ademar Silva Junior.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.