VOLTAR

Funai participa da comemoração do 181º aniversário do Ministério da Justiça

Site da Funai
Autor: (Simone Cavalcante)
03 de Jul de 2003

Até o próximo domingo (06), a Funai participa das comemorações do 181o aniversário do Ministério da Justiça (MJ), no Salão Negro, onde diversos órgãos realizam exposição sobre seus trabalhos. Hoje pela manhã (03), na abertura das comemorações, o Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, se referiu aos indígenas Kaingang, acampados na Esplanada dos Ministério, e disse que representam a exclusão social que herdamos e temos que pagar. "Quero homenageá-los e lhes dizer que nossa luta é para resgatar esta velha dívida que nos atormenta e nos faz mal a consciência", disse Bastos.

O presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva, esteve presente à cerimônia e inaugurou a placa que muda o nome da sede do MJ para homenagear o advogado, intelectual e jurista Raymundo Faoro, árduo defensor da democracia na década de oitenta, durante o governo militar.

O estande da Funai está apresentando vídeos indígenas sobre festas típicas e Jogos dos Povos Indígenas. No local, os visitantes podem também conhecer máscaras do povo Kaiapó, Wayana Aparai, do Pará, cerâmica Karajá (TO), adereços Kuikuro e cestos xinguanos, do Mato Grosso.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.