VOLTAR

Funai Maceió(AL) recupera prédio histórico onde está instalada

Funai - http://www.funai.gov.br/
29 de Abr de 2011

A Coordenação Regional da Funai em Maceió (AL) recebe nesta, sexta-feira, 29, o prédio que ocupa na Rua Engenheiro Roberto Gonçalves Menezes, completamente recuperado para o funcionamento da unidade da Fundação Nacional do Índio na região. A cerimônia será às 17h, com a presença do presidente da Funai, Márcio Meira.

Representantes dos grupos indígenas atendidos pela regional também estarão presentes, como os Tingui Botó, Karapotó, Xukuru Kariri, Kariri-Xocó, Wassu, Aconã, Katokim, Karuazu, Kalancó, Koiupanká e Jeripancó, de Alagoas; Kambiwá, Pipipan, Kapinawá, Tuxá, Xukuru, Pankará, de Pernambuco; e Xokó, de Sergipe.

A Funai em Maceió atende 18 Terras Indígenas dos estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Para isso, a regional conta com nove Coordenações Técnicas Locais (CTLs), que substituíram os postos indígenas. De acordo com a nova estrutura da Funai, as Coordenações Regionais e as CTLs terão como principal atribuição promover e executar as políticas públicas voltadas aos indígenas que estão sob jurisdição. As antigas Administrações Executivas Regionais (AERs) e os Postos Indígenas tinham um papel mais assistencialista, não condizente com a Constituição de 1988.

Prédio histórico - O prédio da Funai em Maceió é tombado pelo Patrimônio Histórico da União. É uma construção neoclássica dos anos 1918 a 1924. Durante 20 anos abrigou a Justiça Federal e desde 1991 é sede da Fundação. Na reforma do prédio, foram restauradas fachada e escadarias, preservando o estilo arquitetônico da época. Foi feita ainda a troca de toda a infraestrutura elétrica e hidráulica, que estavam obsoletas e não atendiam as especificações técnicas exigidas para os equipamentos eletrônicos. Foram investidos R$ 110 mil nas obras de recuperação.

http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/1_semestre_2011/abril/un2010_1…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.