VOLTAR

Funai luta para garantir integridade dos índios isolados do Mato Grosso

Site da Funai
Autor: (Simone Cavalcante)
08 de Abr de 2003

Para garantir a proteção e integridade física de índios isolados, que vivem na região entre o rio Pardo e o igarapé Serra Morena, próximo ao município de Colniza, a Funai vem lutando na Justiça, desde 1999, quando se teve as primeiras informações sobre a presença do grupo. Madeireiras e garimpeiros insistem em ocupar a região, que fica a 1080 quilômetros de Cuiabá (MT). Diversas disputas jurídicas com uma madeireira de grande porte já foram necessárias garantir a integridade física e terras para a sobrevivência do grupo. Desde maio 2001, a Funai consegue manter, por meio de uma portaria, uma área destinada aos índios isolados da região. No próximo mês, o
Departamento de Índios Isolados do órgão indigenista realizará mais uma expedição para tentar avaliar a situação atual do grupo.

Segundo o sertanista Wellington Gomes Figueiredo, que chefiará a expedição e que acompanha o caso desde o início, a interdição representou o primeiro passo para que possam ser realizados os estudos de reconhecimento. Dada a enorme pressão de invasores, vorazes para praticarem o corte de madeiras de lei e o garimpo ilegal, Wellington acredita que a única forma de proteger o grupo, que deve reunir em torno de 15 a 20 pessoas, é tentar o contato.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.