VOLTAR

FUNAI LANÇA CD's COM CANTOS TRADICIONAIS DOS KARAJÁ E TAPIRAPÉ

Funai - www.funai.gov.br
12 de Nov de 2008

"Um marco para a história dos povos indígenas do Araguaia, onde se divulga a cultura dos Karajá e Tapirapé, não mais a história do índio nú de arco e flecha, mas um momento de registro da nossa história," essa foi a definição do Administrador Regional da Funai de São Félix do Araguaia Isarire Lukukui Karajá no lançamento dos Cd's Iny Bededyynana (Cultura Karajá ) e Apyâwa Rarywa ( Festas Tapirapé), realizado no último sábado, dia 8 de novembro, no Centro Comunitário de São Félix do Araguaia.

O lançamento dos Cd's é resposta à uma das demandas do levantamento que a Funai realizou através da Coordenação Geral de Educação em 2003 e 2004, em várias regiões do país em encontros com aproximadamente 5,6 mil jovens indígenas para se saber quais os problemas vivenciados por eles. O resgate de músicas tradicionais foi apontado, nos relatórios dos eventos, como uma das alternativas para o fortalecimento da cultura indígena.

Para a Coordenadora Geral de Educação Maria Helena Fialho, os Cd's vão ser utilizados nas escolas indígenas como material de apoio didático, "pois também vai mostrar para os não indígenas a diversidade desses dois povos que, apesar de habitarem a mesma região, têm culturas diferentes". Maria Helena Fialho foi professora durante mais de dez anos na região e disse que esse trabalho foi construído com jovens que hoje são lideranças.

Uma dessas lideranças é Iwaru Karajá que diz que o Cd é um conjunto de músicas de Iny, que é o povo Karajá, e "foi feito para conhecer e compreender, cantar e preservar a realidade dos valores da música e também valorizar a cultura Iny". Para Carlos Tapirapé a importância do Cd é a manutenção da cultura e das práticas do seu povo, também uma forma de incentivar os jovens a aprender ainda mais todos os cantos dos rituais, pois para ele "um povo sem cultura não tem voz e grito".

As músicas dos Cd's foram apresentadas com danças dentro dos seus contextos culturais e tradicionais, com alguns anciãos saindo de suas cadeiras para participarem do espetáculo. O produtor Marcos Wesley de Oliveira, do Som das Aldeias, responsável pela produção musical dos Cd's, disse que esse trabalho possibilitou às novas gerações o aprendizado dos cantos e festas tradicionais, elevando a auto-estima dos jovens e contribuindo para a afirmação identitária.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.