Funai - https://www.gov.br
07 de Fev de 2025
O último dia de programação do planejamento tático e operacional da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS) da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) foi dedicado às discussões sobre a participação da Funai na COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, que será realizada em Belém (PA). Iniciado na quarta-feira (5), o evento foi encerrado nesta sexta-feira (7), na sede da instituição em Brasília.
No período da manhã, os participantes puderam dar contribuições sobre o que a autarquia indigenista pode levar para as discussões na COP 30, que acontecerá em novembro deste ano. As propostas serão consolidadas para apreciação da Diretoria Colegiada da Funai (Dircol). Nos próximos dias, a Funai deve publicar uma portaria que criará um Grupo de Trabalho (GT) para tratar exclusivamente sobre a participação do órgão no evento.
No período da tarde, a programação focou na reorganização da DPDS para melhor fluidez das suas ações. Outros temas abordados desde quarta-feira envolveram o plano de sustentabilidade pós-desintrusão de terras indígenas, enfrentamento às emergências climáticas, direcionamento do trabalho das cinco coordenações-gerais da DPDS, entre outros.
COP 30
A COP 30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), um encontro global anual no qual líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. Este é considerado um dos principais eventos do tema no mundo.
Os principais temas a serem discutidos incluem redução de emissões de gases de efeito estufa; adaptação às mudanças climáticas; financiamento climático para países em desenvolvimento; tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono; preservação de florestas e biodiversidade; e justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-inicia-disc…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.