VOLTAR

Funai incentiva a criação de associações indígenas

Midianews-Cuiabá-MT
29 de Jan de 2002

A Fundação Nacional do Índio (Funai), por meio de suas administrações executivas regionais - AERs, está incentivando as comunidades indígenas a criarem suas próprias associações para o fortalecimento de suas reivindicações, bem como o gerenciamento da saúde e de suas atividades produtivas.

Exemplos com êxito já estão tendo retorno, como é o caso da União dos Povos Khraô-Kapèy, que estão desenvolvendo diversos projetos dirigidos para o resgate de sua cultura e autosustentabilidade das 16 aldeias da Terra Indígena Kraolândia, no estado do Tocantins.

Em recente reunião com lideranças, a AER de Imperatriz /MA está apoiando a regularização da Associação dos índios Guajajara e Gavião. A AER vai arcar com as despesas de contadoria e registro em cartório para oficializar as associações indígenas em processo de organização. Dessa forma, as comunidades poderão buscar recursos e fazer parcerias com terceiros, independente da Funai, que dará o apoio e assinará como testemunha.

Outras organizações indígenas, como a Associação Comunidade Waimiri Atroari - ACWA, já funcionam com êxito e realizaram convênios de compensação ambiental, que está possibilitando a auto-sustentabilidade das aldeias, além da redução do índice de mortalidade, a exportação de artesanato, o auto gerenciamento da saúde e a melhoria das escolas indígenas.

A Associação Waimiri Atroari possui um site interessante: www.waimiriatroari.org.br. Outra comunidade que também está bastante organizada é a dos índios Parakanã, cuja Associação de Apoio às Atividades do programa Parakanã disponibiliza informações pelo site: www.parakana.org.br. Essas duas últimas, têm o acompanhamento do indigenista da Funai, já aposentado, mas exercendo sua profissão, José Porfírio Carvalho.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.