VOLTAR

Funai identifica terra para os índios Xipaya

Funai-Brasília-DF
28 de Mar de 2005

O presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, aprovou as conclusões do Grupo de Trabalho que identificou a Terra Indígena Xipaya, situada no Município de Altamira, no Pará. A identificação reconheceu como de ocupação tradicional do grupo Xipaya cerca de 178.624 hectares, às margens do Rio Iriri e seus afluentes Igarapé Jaboti e Igarapé São Miguel. Quando for publicada a Portaria Declaratória, pelo Ministro da Justiça, cerca de 48 índios terão a posse e o usufruto das terras que agora lhes foram reconhecidas.

Os Xipaya foram mencionados, pela primeira vez, em 1750, quando o Pe. Roque Hunderfund realizou o "Tour de Pregação aos Kuruaya e Xipaya, nos rios Xingu e Iriri. Desde os primeiros contatos com segmentos da sociedade não-índia, ele foram persuadidos a extrair e comercializar produtos da floresta (borracha, castanha do Pará, peles etc.), principalmente, a se constituir mão-de-obra a serviço dos patrões seringalistas. Atualmente, as atividades do grupo baseiam-se no extrativismo da castanha-do-Pará e a agricultura. Praticam, também, as atividades de coleta e extração vegetal, basicamente para o atendimento das necessidades de alimentação, construção de casas, confecção de artigos da cultura material e medicamentos. O Resumo do Relatório de Identificação foi publicado, hoje, 28, no Diário Oficial da União.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.