VOLTAR

Funai e Unesco renovam parceria em prol da valorização do patrimônio cultural indígena

Funai - https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023
12 de Dez de 2023

Funai e Unesco renovam parceria em prol da valorização do patrimônio cultural indígena
Compartilhe: Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência

Publicado em 12/12/2023 10h24

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) renovam sua parceria em prol da preservação, divulgação e valorização do patrimônio cultural dos povos indígenas do Brasil.

Na tarde de segunda-feira (11), as representantes da Unesco Virgínia Casado e Greciane Lopes foram recebidas na sede da Funai pela presidenta Joenia Wapichana, pela diretora do Museu do Índio (MI), Fernanda Kaingang, e pela diretora de Administração e Gestão (Dages), Mislene Mendes. Servidores do MI, localizado no Rio de Janeiro (RJ), também participaram da reunião de forma virtual.

Além da reafirmação da parceria interinstitucional, tratou-se da revisão do projeto "Salvaguarda do Patrimônio Linguístico e Cultural dos Povos Indígenas Transfronteiriços e de Recente Contato da Região Amazônica". No contexto da Década Internacional das Línguas Indígenas, a presidenta Joenia Wapichana expressou que "essa parceria é importante para a Funai no sentido de valorizar o patrimônio e a cultura indígena. A Funai está bastante aberta a parcerias", enfatizou.

Virgínia Casado pontuou que esse projeto é "ancorado em resultados", constituindo ainda uma boa oportunidade para dar a visibilidade que o Brasil merece na Década Internacional das Línguas Indígenas. Ela também manifestou sua satisfação em retomar o diálogo com a Funai, tendo em vista que vários projetos em parceria com a Unesco foram "sumariamente cancelados" no governo anterior.

A diretora do MI, Fernanda Kaingang, falou sobre a importância do aprimoramento desse projeto de salvaguarda com base nos padrões de excelência da Unesco, nos tratados internacionais sobre patrimônio cultural e imaterial, e no protagonismo e processos consultivos dos povos indígenas. Nesse sentido, a diretora Mislene Mendes destacou a valorização da participação dos anciãos, considerando que são importantes fontes de conhecimentos culturais e tradicionais de seus respectivos povos.

No final da reunião, Virgínia Casado comentou sobre a exposição Nhe'ē Porã, a qual inaugurou em 2022 a Década Internacional das Línguas Indígenas no Brasil e, de 13 a 27 de março de 2024, será exibida na sede da Unesco em Paris. A exposição foi organizada pelo Museu da Língua Portuguesa com a cooperação da Unesco, MI, Instituto Socioambiental (ISA), Museu da Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP), e Museu Paraense Emílio Goeldi. A exibição também pode ser visitada virtualmente através do link: https://nheepora.mlp.org.br/.

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/funai-e-unesco-re…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.