VOLTAR

Funai e PPTAL finalizam demarcação da Terra Indígena Zo'é no Pará

Site da Funai
28 de Jun de 2002

A Diretoria de Assuntos Fundiários da Funai (DAF) está finalizando a demarcação da Terra Indígena Zo'é, com uma extensão de 624 mil hectares, situados nos municípios de Obidos e Alenquer. A demarcação foi realizada pelo Projeto Integrado de Proteção às Populações e Terras Indígenas da Amazônia Legal - PPTAL, implementado pela Funai. O PPTAL é resultado da parceria entre o governo brasileiro, alemão e agências internacionais de apoio técnico e financeiro, tais como o PNUD e Banco Mundial e já garantiu a demarcação de diversas terras indígenas da Amazônia Brasileira.

O trabalho de demarcação da Terra Indígena Zo'é foi acompanhado pelo Departamento de Índios Isolados da Funai (DEII), devido ao pouco contato dos índios com a sociedade envolvente. Os Zo'é pertencem à família lingüística Tupi e uma antropóloga que compreendia a língua falada pela etnia, acompanhou os trabalhos de demarcação realizados por empresa especializada, contratada com recursos do PPTAL.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.