VOLTAR

Funai e Associação Indígena Akwe renovam convênio

Site da Funai
30 de Dez de 2002

Os presidentes da Funai, Artur Nobre Mendes e da Associação Indígena Akwe, Wilmar Xerente, assinam, logo mais, às14h, em Brasília, a renovação do convênio do Programa de Compensação Ambiental Xerente (Procambix). O programa foi criado há um ano para indenizar as 36 aldeias da Terra Indígena Xerente, no estado de Tocantins(TO), pela construção e funcionamento da hidrelétrica Lajeado. O Procambix destinou um milhão e meio de reais para a implantação de roças mecanizadas diferenciadas das grandes plantações e para criação de galinhas caipiras, conforme solicitação dos Xerente.

O gerente executivo do Procambix, Paulo Waikarnase Xerente, faz uma avaliação positiva do programa, que em um ano conseguiu cumprir o plano anual aprovado pelo Conselho Deliberativo. "Com a participação da Administração da Funai em
Gurupi, conseguimos envolver todas as famílias no programa, fizemos roças de milho, mandioca, arroz e estamos criando perto de cinco mil galinhas. Já temos excedente de ovos que agora pretendemos comercializar para melhorar a
renda das famílias", conta Paulo.

A assinatura da renovação do Procambix será no gabinete do presidente da Funai e, além do representante da Associação Indígena, participam o presidente do Conselho Deliberativo Ribamar Xerente e o chefe do Departamento de Patrimônio Indígena e Meio Ambiente (Depima), Wagner Sena. (Simone Cavalcante)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.