VOLTAR

Funai diz que índios foram expulsos de suas terras

Correio do Estado-Campo Grande-MS
17 de Abr de 2003

O relatório da Funai feito pela antropóloga Themis Quezada, que está em fase de conclusão, cita que o grupo indígena liderado pelo cacique assassinado Marcos Veron é "o mesmo que em 1953 foi constrangido a deixar a Aldeia Taquara e embarcar de caminhão com seus pertences. Conforme consta, foi um ato irregular de desocupação da área, hoje denominada Fazenda Brasília do Sul, a mando da chefia da 5ª Inspetoria Regional do Serviço de Proteção ao Índio (SPI), vinculado ao então Ministério da Agricultura".
Segundo o documento, "a ordem visava atender a um pedido da Companhia Mate Laranjeira S.A., feito em carta datada de 28 de janeiro de 1953, a qual se apresentava como proprietária da referida área".
Nos documentos da época encontrados pela antropóloga, é citado que os índios tinham plantações e habitavam aquelas terras pelo menos desde 1930. Mas o que mais chamou a atenção da antropóloga foram documentos encontrados de 1927 onde o SPI advertia a Mate Laranjeira sobre abusos praticado contra índios que formavam um grande número dentro das matas daquela área.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.