VOLTAR

Funai discute ensino médio indígena

Site da Funai
Autor: (Leilane Alves)
20 de Out de 2003

O seminário Políticas de Ensino Médio para os Povos Indígenas teve início esta manhã no Instituto Israel Pinheiro, Brasília*, e vai até quarta-feira (22). Na abertura foi apresentada a proposta geral do seminário com a participação de representantes da Secretaria de Ensino Médio e Técnico (SEMTEC), Secretaria de Educação Superior (SESU), Funai e Conselho Nacional de Educação, por meio da conselheira indígena Francisca Novantino. A Coordenadora Geral de Educação da Funai, Maria Helena Souza Fialho, diz que o maior objetivo dos encontros é "construir uma política de ensino médio para os povos indígenas com a participação efetiva deles."

Esse é o primeiro seminário direcionado à discussão de metas para melhoria do ensino médio indígena. Secretarias estaduais, Ministério da Educação e Cultura, organizações não-governamentais e Funai empenhem-se no evento juntamente com professores, organizações e associações indígenas. Ao final, uma Carta do Encontro será elaborada e todos devem contribuir para que ela apresente soluções de ensino médio "que respeitem a diversidade ética, cultural e lingüística de cada povo", complementa Maria Helena.

Programação para hoje (20):

14h - Levantamento das experiências de ensino médio vividas pelos diversos povos indígenas.
16h20 - Quais são as conquistas da educação escolar indígena identificadas pelo grupo? Como um ensino médio acompanharia as conquistas identificadas?

Amanhã (21):

8h30 - Ensino médio: identidade e sustentabilidade indígena
11h - Síntese das conclusões em plenária
14h15 - A relação entre o ensino médio e ensino superior para os povos indígenas: professores indígenas para o ensino médio
17h - Concepções, formato e estratégias para um ensino médio indígena - 1ª parte
18h - Palavra livre

Quarta-feira (22):

8h30 - Concepções, formato e estratégias para um ensino médio indígena - 2ª parte
10h - Concepções, formato e estratégias para um ensino médio indígena - 3ª parte
13h30 - Elaboração da Carta do Encontro
17h30 - Leitura da Carta do Encontro

*O InstitutoIsrael Pinheiro fica na QI-29 do Lago Sul

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.