VOLTAR

Funai deve confirmar o reaparecimento dos Nauás

Página 20-Rio Branco-AC
Autor: (Romerito Aquino)
10 de Mai de 2002

A Funai (Fundação Nacional dos Índios) poderá confirmar nos próximos dias uma das descobertas antropológicas e étnicas mais importantes no país. Trata-se da descoberta, no Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre, da tribo dos índios Nauás, que era considerada extinta há mais de 70 anos.

Segundo antropólogos da Funai, a tribo desapareceu na década de 30, após ter sofrido vários massacres a mando de seringalistas que dominavam o rio Juruá. No início deste ano, remanescentes do grupo teriam sido descobertos morando numa área do Acre que faz fronteira com Peru.

Relativamente aculturados, em função de contatos com grupos indígenas do Peru, os índios mantém viva a memória da tribo, os costumes e pertencem ao mesmo tronco lingüístico dos ''Nauás'' de antigamente.

Um estudo antropológico para determinar se os índios de agora pertencem à mesma tribo dada como extinta vai ser concluído dentro de mais 20 dias. Sob a responsabilidade de antropólogos da Funai em Brasília, o estudo começou a ser realizado esta semana junto aos supostos remanescentes dos Nauás, na fronteira com o Peru.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.