VOLTAR

Funai destina recurso para apoio às atividades produtivas em aldeias indígenas

Funai - http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/1_semestre_2010/marco/un2010_06.html
10 de Mar de 2010

A discussão de critérios para priorizar as aldeias a serem atendidas em 2010 reuniu em Ji-Paraná (RO), técnicos das Coordenações Regionais de Ji-Paraná, Guajará-Mirim e Cacoal, além de Coordenadores e técnicos das Coordenações Técnicas Locais de Vilhena e Porto Velho. Os recursos para atendimento aos povos indígenas de Rondônia são da Coordenação Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento -CGETNO e de emendas parlamentares no valor de R$1,35 milhão. A aplicação será definida posteriormente, em reuniões locais, nas jurisdições regionais das coordenações.

Segundo o coordenador da CGETNO, Martinho Andrade, as reuniões locais representarão um exercício preliminar de funcionamento dos Comitês Regionais criados pelo Decreto n 7.056/2009 e formados por servidores da Funai e lideranças indígenas. Ele destacou ainda que as finalidades principais dos recursos destinam-se ao apoio às atividades produtivas, beneficiamento e comercialização dos produtos das roças, das pequenas criações e do extrativismo florestal vegetal não-madeireiro nas aldeias indígenas.

Josias Gavião, da Terra Indígena Igarapé Lourdes, e Neide Karitiana, presidente da Organização das Mulheres Indígenas de Rondônia, Sul do Amazonas e Noroeste do Mato Grosso (OMIRAM), participaram do evento, representando os indígenas pela Comissão Nacional de Política Indigenista - CNPI e as mulheres indígenas, respectivamente.

Consta ainda na programação, planejar as atividades de diagnósticos e elaborar projetos em aldeias a serem priorizadas, em tempo hábil para envio dos Planos Anuais de Trabalho por parte das Coordenações Regionais, garantindo a execução orçamentária e o cumprimento das atividades previstas nos projetos elaborados.

A reunião foi realizada nos dia 5 e 6 de fevereiro com a participação de trinta técnicos do órgão indigenista.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.