VOLTAR

Funai desenvolve ações para promover a segurança alimentar, conservação ambiental e fortalecimento cultural do Povo Xavante

Funai - https://www.gov.br
29 de Dez de 2023

Publicado em 29/12/2023 13h23

os meses de novembro e dezembro de 2023, a Coordenação Regional Xavante da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Barra do Garças, Mato Grosso, realizou a entrega de mais de 6 mil mudas de árvores nativas do Cerrado nas seis Terras Indígenas do povo A'uwe Xavante atendidas pela unidade: Sangradouro/Volta Grande, São Marcos, Marechal Rondon, Parabubure, Chão Preto e Ubawawe.

O pequi, a mangaba e o buriti foram definidos como espécies prioritárias pela sua importância para o Povo Xavante, seja como alimento tradicional, seja pela função ecológica na recuperação ambiental ou pela sua importância para a realização das práticas culturais e cerimoniais. Além das mudas, em uma parceria com a organização ambiental The Nature Conservancy (TNC), foi realizada uma compra complementar e entrega de mudas de outras espécies nativas de importância alimentar, cultural e ecológica, como urucum, xixá, caju e aroeira.

Nas aldeias Santíssima Trindade e 25 de Natal, na TI São Marcos, o Serviço de Gestão Ambiental e Territorial (Segat) da Coordenação Regional Xavante realiza oficinas de recuperação ambiental e mutirões para a revitalização de nascentes próximas a cada uma dessas aldeias, na qual a palmeira buriti tem um papel central. As comunidades Xavante têm observado com preocupação o desaparecimento de nascentes e a diminuição da vazão dos rios do territórios.

A Funai vem desenvolvendo ações com o intuito de fortalecer de forma integrada a segurança alimentar, as práticas tradicionais e a recuperação ambiental. Nesse sentido, além das atividades mencionadas, ao longo de 2023, a unidade regional apoiou a produção nas roças comunitárias e familiares, incentivou a coleta de frutos e sementes do Cerrado por mulheres e promoveu eventos de formação e debate sobre conservação ambiental e gestão dos recursos hídricos.

Assessoria de Comunicação / Funai

Com informações da Coordenação Regional Xavante

Categoria
Agricultura e Pecuária

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/funai-desenvolve-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.