VOLTAR

Funai de Tangará da Serra abre primeira Biblioteca Indígena em MT

24 Horas News-Cuiabá-MT
04 de Out de 2002

Com objetivo de oferecer um amplo espaço para se realizar pesquisas direcionadas as diversas etnias indígenas, a Fundação Estadual do Índio de Tangará da Serra já está disponibilizando para estudantes indígenas e para a comunidade não índia, a Biblioteca Indígena com um vasto acervo bibliográfico. Desta forma alunos, acadêmicos índios e não índios têm acesso a um espaço disponível para pesquisar tudo aquilo que realmente lhe interessar, sem falar da importância de mostrar a diversidade de situações vividas por cada povo indígena.

De acordo com a chefe da seção de Educação da Funai, Ivanilde Bezerra do Nascimento, este é um programa específico desenvolvido pelo órgão. A biblioteca ainda está em fase de formação, pois as atividades iniciaram no mês de agosto, mas já contém dezenas de livros, teses monográficas, fotografias, fitas de vídeos, trabalhos desenvolvidos pelos próprios alunos de acordo com suas etnias, em seu contexto abrangem os costumes, danças, mitos, histórias, diversidade lingüística, enfim uma série de assuntos relacionados aos povos indígenas que podem ser pesquisados. Ainda assim, no interior terá exposição de artesanatos indígena.

"Nossa intenção é promover intercâmbio cultural tanto entre os estudantes índios, quanto com os não índios. A biblioteca está aberta tanto para pesquisa quanto para visitação de toda comunidade tangaraense e região no horário comercial", comentou.

Segundo Ivanilde a meta é reunir na biblioteca livros e relatos históricos, enfim materiais que retratam a vida das 210 etnias e das 170 línguas existentes em todo Brasil, pois cada uma delas tem seus aspectos diferenciados de vida. Esta é a primeira Biblioteca Indígena no Estado, é uma das poucas existente em todo país. "Vale ressaltar que Funai além de Tangará da Serra atende também os povos indígenas de Campo Novo do Parecís, Sapezal, Brasnorte, Barra do Bugres", afirmou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.