VOLTAR

Funai dá "presente de grego" para indígenas do Amazonas

A Crítica-Manaus-AM
18 de Abr de 2005

Indígenas da etnia mura ocuparam a sede da Funai em Manaus, em janeiro, reivindicando um novo administrador

A Fundação Nacional do Índio (Funai) deu ontem um verdadeiro "presente de grego" para os indígenas do Amazonas, que hoje festejam sem grandes motivos mais um dia dedicado a eles.

Os 28 mil aldeados do Estado esperavam o cumprimento do acordo feito na Justiça Federal prevendo a nomeação de um dos seis representantes deles para a Administração Regional de Manaus. Ao contrário do que colocou no papel, a Funai pediu por meio da Advocacia Geral da União (AGU) o cancelamento do acordo, assinado com a intermediação da juíza da 1o Vara da Justiça Federal, Jaiza Maria Pinto Fraxe.

A magistrada mostrou-se decepcionada com a quebra do acordo. O descumprimento do acordo enfureceu os indígenas que compareceram ontem para mais uma audiência de conciliação, mas foram surpreendidos pela atitude do presidente nacional da autarquia, Mércio Pereira.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.