VOLTAR

Funai convida servidores a conhecerem melhor Educação junto aos Yanomami

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
22 de Jun de 2009

A chefe do setor de Educação da Fundação Nacional do Índio (Funai), Evany Ferreira da Silva, convidou servidores da Divisão de Educação Escolar Indígena (DIEI) da Secretaria Estadual de Educação (SECD) e os chefes de posto que atuam na terra Indígena Yanomami se reuniram para discutir ações facilitadoras da educação na terra indígena.

O encontro ocorreu na sexta-feira passada, com a participação da chefe adjunta da DIEI, Idelvânia Oliveira, a coordenadora das escolas da região Yanomami, Maria Edna, além das coordenadoras pedagógicas Zilma Andrade e Antonina Silva. O objetivo é conhecer melhor o trabalho educacional junto aos índios e como os indígenas veem a escola.

Na Terra Indígena Yanomami existem 35 escolas estaduais localizadas em 18 regiões: Alto Catrimani, Alto Mucajaí, Apiau, Awaris, Baixo Mucajaí, Catrimani, Demini, Erikó, Kayanau, Olomai, Palimiu, Papiu, Parawau, Surucucu, Toototopi, Uraricoera, Waikás e Xitei. As escolas ficam em área de floresta com acesso por via área, dois acessos por via terrestre e também fluvial.

Os chefes de posto da Funai são funcionários que vivem nas regiões indígenas com os Yanomami para o serviço de fiscalização da Funai. Eles ficam atentos a todas as atividades do local tanto na área de saúde quanto de educação.

Esses servidores contribuem ainda fazendo a mediação do que acontece em área com as escolas Yanomami e a DIEI. Entre os 14 chefes de posto, cinco compareceram ao encontro, além de um chefe de posto da região Wai-Wai.

"É um momento importante de diálogo. Estamos colocando uma equipe para acompanhar de perto as escolas para saber das dificuldades, o que está dando certo e o que precisa ser melhorado na educação nessas regiões indígenas. A parceria com os chefes de posto é fundamental para a realização deste trabalho", comentou Idelvânia Oliveira, chefe adjunta da DIEI.

Os servidores da DIEI entregaram aos presentes o Estatuto da Criança e do Adolescente e material sobre a diversidade racial do país, além de mapas com a relação das Escolas Estaduais Yanomami.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.