VOLTAR

Funai confirma presença de madeireiros próximo à Terra Indígena Kayabí

Site da Funai
08 de Ago de 2002

Intensa atividade madeireira está sendo desenvolvida no entorno da Terra Indígena Parque do Xingu, nas proximidades das aldeias Kayabí, onde vivem cerca de 1200 índios. A constatação foi feita pelo assessor técnico Walter Blos, da Coordenação de Proteção às Terras Indígenas (CPTI), da Funai, que esteve no local para confirmar denúncia encaminhada à fundação pelos índios Kayabí do Rio Arraias.
No local foram encontrados cinco depósitos lotados de madeiras. A área, que há cinco anos vem sendo pleiteada pelos índios, situa-se a Noroeste da Terra Indígena Parque do Xingu e é conhecida como Paralelo 54.

Durante nove dias foram levantados os locais de onde a madeira está sendo retirada e aqueles utilizados para pesca. Os dados serão encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), junto com pedidos de monitoramento ambiental da área e de informações sobre os planos de manejo ali existentes.

A Funai também está providenciando a criação de um Grupo de Trabalho para realizar o levantamento fundiário da área pleiteada pelos índios. A presença de madeireiros no local é prejudicial à vida social e cultural dos Kayabí.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.