VOLTAR

Funai conclui demarcação da Terra Indígena Tumucumaque

Site da Funai
28 de Jun de 2002

A demarcação do limite sul da Terra Indígena Parque Tumucumaque, no Pará e Amapá, que estava para ser concluída desde 1997, foi possível com a contratação de empresa para demarcar a Terra Indígena Zo'é. O Projeto Integrado de Proteção às Populações e Terras Indígenas da Amazônia Legal-PPTAL, criado pela Funai para utilizar recursos de organismos internacionais na regularização e vigilância das terras indígenas da Amazônia Legal, definiu as duas terras indígenas e concluiu a demarcação da Terra Indígena Parque do Tumucumaque.

Durante o período em que a demarcação não estava concluída, o PPTAL apoiou um programa especial para a vigilância na área. O Plano de vigilância teve a participação dos índios e foi executado em convênio com a Associação dos Povos Indígenas do Tumucumaque-Apitu. A Terra Indígena Parque do Tumucumaque é considerada uma das áreas mais preservadas e que recebeu o menor impacto da presença humana no mundo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.