VOLTAR

Funai conclui demarcação da Terra Indígena Awá-Guajá no Maranhão

Site da Funai
31 de Mar de 2003

A conclusão da etapa demarcatória da Terra Indígena Awá, dos índios Awá Guajá, localizada no noroeste do Maranhão foi comemorada por índios, engenheiros e técnicos agrimensores que trabalharam durante meses para demarcar os 118 mil hectares de terra indígena. A Diretoria de Assuntos Fundiários da Funai (DAF) aguarda agora que a empresa responsável pela demarcação envie as peças técnicas para preparar a portaria declaratória que deve ser assinada pelo ministro da Justiça e, posteriormente, encaminhada ao presidente da República para homologação. A última etapa da demarcação é o registro em cartório e no Departamento de Patrimônio da União (DPU).

Os índios Guajá, se autodenominam Awá e são pertencentes ao último grupo de índios isolados do Maranhão. Falam muito pouco português e sobrevivem praticamente da caça, pesca e coleta de frutos e se relacionam com extrema solidariedade. No trabalho de demarcação das terras foram reimplantados placas e marcos que haviam sido arrancados por invasores. A primeira tentativa oficial de reconhecimento e proteção do território dos Awá Guajá se deu em 1961, quando foram reconhecidas suas terras imemoriais, bem como as dos Guajajara, Urubu Kaapor e Tembé, por meio de decreto de criação da Reserva Florestal do Gurupi.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.