VOLTAR

FUNAI comemora Dia do Índio

Site da Funai
11 de Abr de 2003

As comemorações do Dia do Índio, 19 de abril já começaram em diversos estados do Brasil. Aldeias, organizações indígenas e indigenistas, administrações da Funai em diversos estados, escolas, instituições, shoppings celebram durante o mês de abril diversos eventos em homenagem aos povos que habitam o País desde a chegada dos colonizadores.

A sede da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) está preparando 15 dias de atividades comemorativas para esta data.

Entre os dias 15 e 30 de abril, imprensa, entidades ligadas à questão indígena, autoridades, jovens e crianças de escolas públicas e privadas, além do público em geral, terão a oportunidade de comemorar, junto à FUNAI, esta data tão especial.

A abertura acontecerá às 15 horas do dia 15 no Centro de Exposição e Venda Artíndia, situado na sede da FUNAI (702/902 Sul, edifício Lex). Discursarão o presidente da Funai, Eduardo Aguiar de Almeida; o Diretor de Assistência, Antônio Ferreira da Silva; o chefe do Departamento de Artesanato, Odenir Pinto de Carvalho; e lideranças indígenas.

Após os discursos terá início a exibição do filme Hetohoky - A Festa do Menino Karajá, um documentário sobre a preparação e o ritual de passagem dos meninos para a vida adulta que mobilizou, em março de 2002, a aldeia Santa Isabel do Morro, localizada na Ilha do Bananal, em Tocantins.

Na mesma tarde acontecerá, também, a abertura do 24o Moitará, com a exposição fotográfica Índios do Brasil - Caras e Costumes, que apresentará fotos de 24 etnias brasileiras. Na oportunidade, a Artíndia estará comercializando cerca de 6 mil artefatos indígenas, entre instrumentos musicais, bancos, adornos, tecelagens, armas e cerâmicas. Ao longo do dia serão servidos lanches típicos indígenas, como peixes e beiju, acompanhado de sucos de varias frutas. Do dia 16 ao dia 30, o Projeto Maloquinha atenderá os estudantes das redes pública e privada que estiverem agendados - interessados podem fazê-lo pelo telefone 313 3618. Os jovens participarão de oficinas de pintura e de artesanato. Poderão, também, visitar a exposição fotográfica do 24o Moitará e assistir os vídeos que fazem parte da programação comemorativa: Das Crianças Ikpeng para o Mundo; Eu já Fui seu Irmão; e Hetohoky - A Festa do Menino Karajá.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.