VOLTAR

Funai avança na construção de seu Planejamento Estratégico 2024-2027

Funai - https://www.gov.br
08 de Nov de 2023

Publicado em 08/11/2023 16h43 Atualizado em 08/11/2023 17h00

Gestores da sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) reuniram-se nesta quarta-feira (8) para avançar na construção do seu Planejamento Estratégico Institucional 2024-2027 (PEI 2024-2027). Esse importante instrumento de gestão traduz um compromisso político assumido pela Funai consigo mesma, com o Governo Federal, com a sociedade brasileira e, principalmente, com os povos indígenas.

O encontro ocorre durante toda a semana e visa à proposição dos objetivos estratégicos do órgão, bem como suas respectivas metas e indicadores. Conforme esclarecido pela coordenadora de Planejamento e Modernização (Coplan), Janilze Chaves, a definição dos objetivos, metas e indicadores ocorrerá de fato na Semana de Planejamento, que reunirá também gestores das unidades descentralizadas e está prevista para ocorrer de 20 a 24 de novembro.

A metodologia de construção do PEI 2024-2027 é um processo gradativo, incremental, participativo e dialógico, envolvendo os diversos setores da Funai: áreas meio e finalística, unidades centralizadas e descentralizadas. Até o presente momento, alguns elementos que comporão o plano estratégico já estão definidos, como a análise SWOT, a cadeia de valor, e o mais importante, a identidade institucional do órgão, a qual norteia a elaboração de todo o PEI 2024-2027. A previsão é de que o plano seja finalizado até o dia 8 de dezembro.

De acordo com o coordenador-geral de Gestão Estratégica (CGGE), Artur Nobre, o PEI 2024-2027 articula-se com o Mapa Estratégico do Plano Plurianual 2024-2027 (PPA 2024-2027), enviado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional no final de agosto. "Há um projeto de governo e de sociedade que parte de uma visão de futuro", observou, destacando que os povos indígenas estão incluídos entre as agendas transversais e estão contemplados em três programas de governo do PPA 2024-2027:

Saúde indígena;
Demarcação e gestão dos territórios indígenas para o bem viver, sustentabilidade e enfrentamento da emergência climática; e
Direitos pluriétnicos-culturais e sociais para o pleno exercício da cidadania e o bem viver dos povos indígenas.
"Se a Funai está forte, os povos indígenas estão fortes. Se a Funai está fraca, os povos indígenas estão fracos no sentido da efetivação de seus direitos. Portanto, cada servidor e cada unidade organizacional da Funai tem sua importância no cumprimento de sua missão institucional. Quase 1,7 milhão de vidas e 14% do território brasileiro dependem do nosso trabalho e do nosso compromisso", ressaltou a presidenta Joenia Wapichana, desejando a todos uma reunião produtiva.

Conheça a nova identidade institucional da Funai:

Missão: Executar e monitorar a política indigenista com vistas à garantia dos direitos e da autonomia dos povos indígenas do Brasil.
Visão: Ser uma instituição fortalecida e reconhecida pelos povos indígenas e sociedade em geral, de excelência na execução e no monitoramento da política indigenista.
Valores: Protagonismo indígena, conhecimento indígena, respeito à diversidade, atuação especializada, comprometimento, sustentabilidade, diálogo, justiça e equidade.
Confira também como foi a Semana de Alinhamento para o Planejamento Estratégico 2024-2027, que se tratou de um preparativo para a Semana de Planejamento prevista para ocorrer de 20 a 24 de novembro:

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/a-funai-avanca-na…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.