VOLTAR

Funai avalia na 2ª mudanças em aldeias da região Sul

Campo Grande News
Autor: Aline dos Santos
25 de Mai de 2007

Uma reunião na Funai (Fundação Nacional do Índio), em Brasília, na próxima segunda-feira vai avaliar o pedido de revisão da transferência da Administração Regional de Amambai para Dourados. No dia 9 de maio, foram publicadas duas portarias alterando a organização da fundação no Cone-Sul do Estado. Uma eleva o Núcleo de Apoio da Funai em Dourados à condição de Administração Regional do Cone-Sul. A outra transforma a antiga Administração de Amambai em núcleo de apoio, subordinado a Dourados.

O antropólogo da Funai, Cláudio Romeiro, enviado para explicar as mudanças, vai apresentar o pedido dos indígenas ao presidente da fundação, Márcio de Melo. "Ele já recebeu os documentos e está sensível ao problema", salienta. A decisão gerou descontentamento entre os índios das etnias guarani e caiuá, que realizaram protestos na MS-386 e em frente a Funai de Amambai.

Após a reunião desta sexta-feira, o cacique da aldeia Amambai, Rodolfo Ricartes, disse que as manifestações foram suspensas. "Cada um vai para a casa e volta quarta-feira, quando esperamos que saia uma nova portaria desfazendo as mudanças", acredita. A administração de Amambaí é responsável por cuidar de 22 áreas indígenas, com uma população estimada em 30 mil índios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.