VOLTAR

FUNAI atualiza nota sobre ataque aos indígenas do Amapá.

O Buxixo Gospel - https://www.obuxixogospel.com.br
31 de Jul de 2019

A ministra Damares postou recentemente em sua página do Instagram uma nota atualizada da Funai acerca do possível ataque de um grupo de garimpeiros a uma aldeia indígena no Amapá. Até o presente momento, um cacique foi assassinado durante o ocorrido. A aldeia dos Oiampis, fica localizada na cidade de Pedra Branca do Amapari.

De acordo com as denúncias feitas, o ataque ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira. No episódio, aproximadamente 50 homens armados, que seriam garimpeiros, invadiram a demarcação indígena. A informação sobre a invasão foi confirmada na tarde deste sábado por Beth Pelaes, prefeita da cidade.

Segue abaixo na íntegra a nota publicada pela FUNAI:

NOTA DA FUNAI - ATUALIZAÇÃO (29/07)* A Coordenação Regional da Fundação Nacional do Índio no Amapá encaminhou para a presidência do órgão no último sábado (27) memorando informando sobre um possível ataque de garimpeiros à Terra Indígena Waiãpi. Por se tratar de um local de difícil acesso, a Funai alertou os órgãos de segurança pública da área para se certificar da veracidade das informações.

Nesse domingo (28), após a chegada de servidores da Fundação, da Polícia Federal e do BOPE, foi aberto inquérito pela PF para apuração da causa da morte de um cacique que foi a óbito na semana passada e criado um gabinete de crise com os órgãos competentes: Funai, Ministério Público Federal, MP estadual, Polícia Federal, Secretaria de Justiça e da Segurança Pública do Amapá e Exército.

Também nesse domingo, o último relatório da equipe da PF em campo, registrado por volta de 23h, afirmou "não haver nenhum indício, até o momento, da presença de grupo (s) armado (s) no local". De acordo com a equipe, "será feito um relatório pormenorizado, contendo até os pontos georreferenciados". Servidores da Funai encontram-se no local e acompanham o trabalho da polícia. Assim que tivermos informações oficiais sobre o caso, atualizaremos.

https://www.obuxixogospel.com.br/2019/07/funai-atualiza-nota-sobre-ataq…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.