VOLTAR

Funai atua para garantir a segurança de indígenas que vivem em área atingida por incêndio no Maranhão

Fundação Nacional do Índio - Funai - www.funai.gov.br
05 de Out de 2015

O presidente da Funai, João Pedro, esteve reunido na tarde de hoje (5), com a representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sônia Guajajara, na sede da Funai, em Brasília-DF.

Um dos temas tratados foi o incêndio que atinge a Terra Indígena Araribóia, no interior do Maranhão, há um mês. O fogo ameaça atingir indígenas isolados da etnia Awá, além de 12 mil indígenas Guajajara que vivem na região.

A Funai tem atuado fornecendo apoio logístico à operação, auxiliando no fornecimento de alimentação aos efetivos envolvidos no combate, bem como no transportes de materiais e pessoas e na articulação e acionamento dos órgãos envolvidos nas ações.

A Funai também promove o diálogo com as comunidades indígenas com vistas a esclarecer acerca dos trabalhos da operação e promover o bom andamento dos trabalhos.

Uma equipe da Frente de Proteção Etnoambiental (FPE) Awá da Funai, vinculada à Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados, orienta as equipes de combate acerca dos procedimentos em função da existência de índios isolados na região.

Diante das dificuldades de se debelar os incêndios, a FPE Awá, juntamente com a Coordenação Regional Maranhão, solicitou o apoio do Exército Brasileiro, que, desde 1o de outubro, tem auxiliado na logística, com a implantação de duas bases, além de incrementar a equipe de combate ao incêndio com cerca 42 homens.

A Funai trabalha em parceria com o Ibama, Exército e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a região conta com um efetivo de 130 brigadistas do Prevfogo, com equipes indígenas entre eles. Cerca de 20% da terra indígena já foi atingida pelo fogo.

http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/3463-funai-atua-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.