VOLTAR

Funai assegura que situação de índios é dramática

Agência Câmara-Brasília-DF
15 de Mar de 2005

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, disse há pouco, na audiência que discute a morte de crianças INDÍGENAS, que a situação dos guaranis em Dourados (MS) é dramática. Segundo ele, cerca de 11,5 mil índios vivem em uma área de 3.540 hectares. Na avaliação do presidente da Funai, a cultura guarani não tem como se desenvolver em um território tão pequeno.
Ele fez uma comparação com os 4,5 mil índios da etnia caiapó, que ocupam uma área de 12 milhões de hectares. Para ele, é surpreendente que os guaranis estejam vivendo há tantos anos nessa situação.

Histórico
Primeiro a ser ouvido na audiência pública, o presidente da Funai fez um histórico dos problemas INDÍGENAS desde o descobrimento do Brasil. Neste momento, o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Valdi Camarcio Bezerra, participa dos debates.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.