VOLTAR

Funai articula medidas de enfrentamento à vulnerabilidade de indígenas em áreas urbanas de Roraima

Funai - https://www.gov.br
13 de Mar de 2025

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) promoveu reunião interinstitucional nesta quinta-feira (13) para articular medidas de enfrentamento à situação de vulnerabilidade na qual se encontram indígenas de Roraima. A reunião ocorreu em Boa Vista, capital do estado, com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e Distrito Sanitário Especial Yanomami da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai).

O encontro teve como objetivo discutir estratégias para atender a população indígena de Roraima afetada pela presença do garimpo ilegal nas terras indígenas. A ideia é articular ações imediatas e firmar parcerias para garantir segurança alimentar e nutricional nos territórios, bem como promover medidas de acesso a direitos sociais e levar informações importantes para as comunidades, sempre após a consulta adequada à estes povos.

Isso porque a interferência do garimpo ilegal nos territórios indígenas do estado provocou a contaminação por mercúrio, levou doenças e causou insegurança alimentar nas comunidades, o que resultou no deslocamento dos indígenas para as áreas urbanas. Muitos deles, no entanto, são indígenas de recente contato que não falam português e não compreendem o funcionamento das cidades. Fato que, somado ao preconceito e ao racismo contra os indígenas, os colocam em situação de extrema vulnerabilidade.

A Funai é a orientadora e principal executora da política indigenista no Brasil, mas não a única. Cabe à União, estados, Distrito Federal e municípios atuarem de forma conjunta para assegurar os direitos dos povos indígenas, que são cidadãos e cidadãs como todos os brasileiros.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-articula-me…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.