VOLTAR

Funai articula formação sobre gestão territorial e ambiental de terras indígenas com povos do Nordeste

Funai - http://www.funai.gov.br/
17 de Jun de 2013

Técnicos da Coordenação Geral de Gestão Ambiental (CGGAM) da Funai estiveram reunidos, no final de maio, com representantes da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), de universidades e entidades parceiras, em Olinda/PE. O objetivo da reunião foi discutir estratégias e arranjos institucionais que possibilitem a implementação dos Planos de Gestão (PGTAs) nas áreas de referência do GATI e a realização de um curso de formação sobre a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), na região de abrangência da Apoinme.

Por meio do curso, serão formados 20 gestores indígenas e 20 não indígenas para atuarem diretamente nos processos de implementação da PNGATI. Na proposta inicial, ele é dividido em cinco módulos temáticos, totalizando 200 horas/aulas, em 12 meses. No entanto, durante a reunião, foi debatida e consensuada a necessidade de adaptação da metodologia às realidades locais. A intenção é que o curso subsidie gestores das terras indígenas TIs Kiriri, Caiçara, Entre Serras, Xacriabá e Córrego João Pereira.

Foi ainda aprovada a proposta de criação de um GT para elaborar um cronograma de ação, incluindo a articulação da agenda de trabalho e a realização de uma oficina de mobilização que venha a adequar a estrutura e o conteúdo do curso às necessidades dos povos indígenas que serão contemplados com a formação.

A data provável para a realização da oficina é 29 e 30 de agosto. "A ideia é, a partir de um desenho básico para formação continuada em PNGATI, desenvolver as adequações regionais e locais, de modo a atender as especificidades socioambientais e culturais de cada área de abrangência dos cursos", afirma João Guilherme, coordenador de Planejamento em Gestão Territorial e Ambiental da Funai.

Oficinas

Uma das metas do PPA 2012-2015 da Funai é a realização de oficinas para formação de 300 gestores indígenas e 300 não-indígenas no programa de formação continuada para implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI).

A previsão é realizar oito cursos em 2013, sendo: um no bioma Cerrado e um na Caatinga, ambos pela Funai, e ainda um na Mata Atlântica, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA), e quatro na Amazônia, em parceria com o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).

http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2013/06_jun/20130617_12.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.