VOLTAR

Funai aprova criação de reserva indígena no Pará

O Estado de São Paulo (São Paulo-SP)
27 de fev de 1991

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) deu parecer favorável a criação da Terra Indígena Menkragnoti, do Kaiapó MeKrãgnoti. Para que a demarcação de fato ocorra é necessário que o presidente Fernando Collor assine o decreto.

A Fundação Mata Virgem (fundada pelo cacique Raoni e o cantor inglês Sting), arrecadou 1 milhão de dólares no exterior, que serão doados ao governo brasileiro assim que o presidente assinar o decreto.

A notícia retoma os processos anteriores envolvendo a criação da reserva. O ex-presidente José Sarney, em 1988, havia assinado um decreto interditando a área e autorizando a FUNAI a fazer estudos topográficos.

Terra demarcada pode ser maior, pois alguns caciques Kayapó (Tuto Pombo, por exemplo) questionam 3 fazendas vizinhas, considerando que elas estejam em terrar indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.