VOLTAR

Funai apóia a construção de galpões para criação de abelhas no Amazonas

Site da Funai
05 de Jun de 2002

Com o apoio da Administração Executiva Regional (AER) da Funai em Manaus, duas aldeias amazonenses - Marajaí e Murutinga - localizadas na Terra Indígena Autazes, no Amazonas, começarão a construir galpões para a criação de abelhas que servirão para o enriquecimento da dieta alimentar das comunidades e, mais tarde, para a comercialização, com o objetivo de incentivar a auto-sustentabilidade das aldeias.

A participação dos índios na construção de galpões é contrapartida da comunidade no apoio que a AER de Manaus está oferecendo para o desenvolvimento de projetos de meliponicultura (criação de abelhas brasileiras, sem ferrão e comum nas terras indígenas). Depois de aprender como cuidar das colônias e receber cursos básicos de manejo ensinando a metodologia de abertura de janelas em troncos para a captura de enxame, transferência de cortiço (recipiente cilíndrico de cortiça, onde as abelhas se criam e fabricam o mel e a cera) para uma caixa maior, os índios participam da construção dos galpões.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.