VOLTAR

Funai afirma que índigenas de conflito em Dourados não seriam da região

Jornal Midiamax - https://www.midiamax.com.br
Autor: Marcos Morandi
06 de Jan de 2020

Após ouvir ruralistas por mais de duas horas, Nabhan e Teixeira se reúnem com a Polícia Federal.

Depois de ouvir ruralistas, em reunião que durou mais de duas horas, o Secretário Especial de Assuntos Fundiários do Governo Federal, Luiz antônio Nabhan Garcia e o presidente em exercício da FUNAI (Fundação Nacional do índio), Alcir Amaral Teixeira, se reuniram nesta segunda-feira na Delegacia da Polícia Federal."Temos conhecimento que os indígenas que estão invadindo não são nem daqui", em referência a possibilidade de terem vindo de outras regiões", explica Teixeira.

O objetivo dessa reunião, que também contou com a participação de representantes das forças policiais de Mato Grosso do Sul, segundo, segundo o presidente em exercício da Funai é "traçar uma linha para minimizar esse conflito. Teixeira explicou que o órgão está levantando informações da área e diz se tratar de terras invadidas.

O último compromisso dos representantes do Governo Federal em Dourados deve ser uma visita à área que está sendo invadida e que foi cenário do conflito de sexta-feira. Não está descartada uma vistoria terrestre, mas em princípio, eles devem utilizar o helicóptero enviado de Campo Grande pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

Teixeira, que é Delegado da Polícia Federal e está há cinco meses no comando da Funai de forma interina, ressaltou que a nova administração do órgão é "altamente legalista" e que não é inimigo do pecuarista, mas que ele também existe para defender os direitos do indígenas também. "Mas nós vamos defender o direito de quem tem direito. Tanto o pecuarista quanto o indígena", disse.

Embora interino, o presidente deixou clara a posição da Funai diante dos acontecimentos relacionados aos conflitos recentes que envolvem indígenas e produtores de Dourados. "Não aceitamos e nem vamos dar apoio a nenhuma invasão", ponderou Teixeira.Segundo ele, os próximos passos do órgão será apurar, junto com as forças de seguranças, quem são os responsáveis por essas situações.

https://www.midiamax.com.br/cotidiano/2020/funai-diz-que-indios-invasor…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.