VOLTAR

Funai

Folha de S. Paulo-São Paulo-SP
20 de Mar de 2003

"A respeito da nota "Limbo cibernético" ("Painel", Brasil, 8/3), dando conta do sumiço de arquivos que continham mapas e documentos de computadores na antiga gestão da Funai, gostaria de sugerir a esse prestigioso jornal, na qualidade de último presidente e penúltimo diretor de Assuntos Fundiários daquela instituição, que informasse a seus leitores a que arquivos estaria se referindo, onde estariam arquivados, por quem teriam sido apagados e em qual antiga gestão isso teria acontecido, lembrando que na Funai existem dezenas delas. A falta dessas informações elementares remete a nota (e a coluna) ao limbo jornalístico do denuncismo genérico e vazio. A propósito, visitei a página do ombudsman da Folha e tentei abrir os arquivos com os bate-papos sobre ética jornalística, mas o computador enviou-me a mensagem "página não-encontrada". Favor verificar quem da antiga gestão desse jornal os remeteu ao limbo cibernético."
Artur Nobre Mendes, antropólogo (Brasília, DF)

Nota da Redação - Ao assumir, a nova direção da Funai encontrou apagados todos os arquivos de computador de sua assessoria de comunicação.
Problemas técnicos, que fizeram com que por vezes a página do ombudsman na internet não pudesse ser consultada, já foram sanados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.