VOLTAR

Fumaça de São Paulo e outros estados chega a Brasília, que amanhece encoberta e com pouca visibilidade

O Globo - https://oglobo.globo.com/
25 de Ago de 2024

Fumaça de São Paulo e outros estados chega a Brasília, que amanhece encoberta e com pouca visibilidade
Queimadas do Pantanal e da Amazônia também contribuem para o cenário, segundo Corpo de Bombeiros

Eliane Oliveira

25/08/2024

Brasília amanheceu neste domingo coberta de fumaça. E a causa desse fenômeno não pode ser atribuída à seca no Distrito Federal, onde não chove há mais de 120 dias. Segundo o centro de comunicação social do Corpo de Bombeiros, esse cenário se deve aos incêndios que devastam parte do Pantanal, da Amazônia e de estados como São Paulo.

A corporação esclareceu que os focos de incêndio na capital federal são pequenos. As correntes de ar chegaram ao DF, portanto, com a fumaça provocada por focos de incêndio de outros estados.

Nas últimas 24h, as equipes de combate a incêndios florestais mantiveram o controle das queimadas dentro da normalidade no DF.

Em nota, o Corpo de Bombeiros do DF informou ter recebido vários questionamentos sobre a origem da fumaça.

"... segundo informações do INMET e confirmadas pelo Grupamento de Proteção Ambiental (GPRAM), são provenientes de queimadas ocorridas em outros estados que devido às circulações de ventos, chegaram na região central do país, concentrando partículas de fuligem na atmosfera do DF".

A expectativa é que a situação se normalize ao longo do dia. Procurada, a Inframérica, empresa que controla o aeroporto de Brasília, informou que não houve impacto nos voos previstos para este domingo.

Em um balanço divulgado pelos bombeiros, de janeiro a meados deste mês, houve 4.073 ocorrências de incêndios em todo o DF. O número corresponde a um total de 24 a mais que no mesmo período do ano passado e atingiu 8.893 hectares, o correspondente a quase 9 mil campos de futebol.

As principais dificuldades encontradas no combate ao fogo no DF são a baixa da umidade do ar, somado ao calor intenso e ao vento forte que assola a região nesse período de seca.

Segundo o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar neste domingo em Brasília varia entre 20% e 12% entre 12h e 17h. Nestas condições, há riscos de incêndio e à saúde. A orientação para a população é evitar exercícios e beber bastante líquido.

Em uma rede social, o governador do DF, Ibaneis Rocha, alertou que o atual período de seca e calor no DF aumenta o risco de incêndios. Ele pediu ajuda da população.

"Nossa equipe está preparada para agir rapidamente, mas a colaboração da população é essencial. Evite fogueiras em locais não permitidos e descarte materiais inflamáveis corretamente".

https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2024/08/25/fumaca-de-sao-paulo-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.