VOLTAR

A fuligem é o poluente mais perigoso para a saúde

OESP, Metrópole, p. C1
Autor: ASSUNÇÃO, João Vicente
27 de Abr de 2010

A fuligem é o poluente mais perigoso para a saúde

Entrevista João Vicente Assunção
Professor do Departamento de Saúde Ambiental da USP

O professor do Departamento de Saúde Ambiental da Universidade de São Paulo (USP) acredita que a redução de caminhões é um dos fatores para a melhoria na qualidade do ar, apesar de não ser o único. Por outro lado, ele ressalta que é preocupante também o aumento na quantidade de veículos, principalmente nas Marginais, por causa dos congestionamentos menores.
A menor quantidade de caminhões na cidade é um dos fatores para a melhora?
Temos de levar em conta que é somente o primeiro mês de Rodoanel. Mas sim, quando você atua reduzindo a geração de poluentes - nesse caso os caminhões -, você diminui os poluentes no ar. E por isso deve se manter os índices na estação de Congonhas, por exemplo, que é a área da Avenida dos Bandeirantes.
Qual o poluente mais perigoso para a saúde?
A emissão de partículas articuladas (fuligem), porque tem outras substâncias tóxicas

Manter o trânsito fluindo melhora a qualidade do ar?
Sim, a poluição é menor quando o trânsito flui bem. Mas por outro merece preocupação saber que o fim dos congestionamentos atrai mais pessoas para os carros. O ideal por isso é investir no transporte público.

OESP, 27/04/2010, Metrópole, p. C1

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100427/not_imp543500,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.