VOLTAR

Frente de Apoio aos Povos Indígenas ouve demanda das aldeias do rio Pacaás Novos

Rondônia Dinâmica www.rondoniadinamica.com
10 de Jul de 2018

Vice-presidente da Frente Parlamentar Permanente aos Povos Indígenas, o deputado Dr. Neidson (PMN), acompanhado de representante da Funai, visitou as aldeias localizadas ao longo do rio Pacaás Novos para reuniões com as lideranças e para discutir soluções para as principais necessidades das tribos.

Dr. Neidson esteve nas terras indígenas Rio Negro Ocaia, Rio Negro Ocaia 3, Bom Futuro, Santo André e Graças a Deus. Em todas as aldeias, segundo o deputado, as principais demandas dos índios envolvem a agricultura familiar.

"Eles necessitam de maquinário agrícola, pedem apoio da Emater para poder trabalhar com a piscicultura e com o manejo da terra", explicou o parlamentar.

Outra dificuldade apontada pelos indígenas de aldeias mais distantes é a falta de energia elétrica. Segundo Dr. Neidson, as antenas instaladas para sinal de Internet via satélite, voltadas à mediação escolar, só funcionam quando é ligado o motor gerador de energia, movido a combustível, item que os indígenas não têm condições de comprar.

O deputado anunciou que fará uma indicação ao governo do Estado para que, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ocorra a implantação de placas de energia solar nas escolas de mediação tecnológica.

"A energia solar poderá dar o suporte necessário e manter a Internet conectada 24 horas, além de ser como meio de comunicação para os índios, uma vez que o Projeto Sou Conectado não contempla essas aldeias que visitamos", ressaltou Dr. Neidson.

A extensão do Projeto Sou Conectado até as aldeias ainda não atendidas já foi solicitada pelas lideranças indígenas. Em breve, a região também será contemplada com o projeto que prevê sinal de telefonia móvel e Internet, transmitido via satélite.

Dr. Neidson confirmou que visitará as aldeias localizadas às margens dos rios Mamoré e Guaporé, de Deolinda até a Baía das Onças, que já serão contempladas com o Projeto Sou Conectado.

"Mas em geral, na maioria das terras indígenas, a principal necessidade está em torno da agricultura familiar. Esse é o apoio que eles mais pedem, maquinários e implementos agrícolas, além da questão da energia elétrica. Vamos nos reunir com o governo e providenciar o atendimento dessas demandas, afinal, esse é o trabalho da Frente Parlamentar", concluiu Dr. Neidson.

http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/frente-de-apoio-aos-povos-indig…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.