VOLTAR

França diz que relatório da Defesa sobre possíveis ameaças é 'imaginação sem limites'

O Globo, Mundo, p. 33
08 de Fev de 2020

França diz que relatório da Defesa sobre possíveis ameaças é 'imaginação sem limites'

País europeu é apresentado como principal risco à segurança nacional em documento que mostra cenários da conjuntura mundial até 2040

O Globo
07/02/2020 - 18:08 / Atualizado em 07/02/2020 - 20:52

BRASÍLIA - A Embaixada da França no Brasil afirmou, em nota divulgada nesta sexta-feira, que o documento "Cenários de Defesa 2040", elaborado pelo Ministério da Defesa, apresenta uma "imaginação sem limites". O relatório, revelado pelo jornal Folha de S.Paulo, apresenta a França como principal ameaça à segurança nacional.

O documento foi feito a partir de entrevista com 500 pessoas, entre civis e militares, e tem como objetivo auxiliar na revisão da Estratégia Nacional de Defesa. O relatório apresenta quatro cenários, baseados no alinhamento automático ou não do Brasil aos Estados Unidos e na existência ou falta de recursos.

Em um desses cenários, a França apoiaria em 2035 uma intervenção da Organização das Nações Unidas (ONU) na terra indígena ianomâmi, em Roraima. Em outro cenário, "países da União Europeia" são colocados como principais críticos da política ambiental do Brasil, o que levaria a uma tentativa de "securitização da questão ambiental brasileira" no Conselho de Segurança, em três oportunidades (2025, 2026 e 3037), barrada por China e Estados Unidos.

A preocupação em torno do interesse internacional na Amazônia aparece constantemente nas declarações públicas do presidente Jair Bolsonaro. No ano passado, Bolsonaro trocou farpas publicamente com o presidente francês, Emmanuel Macron, por causa do aumento do desmatamento da Amazônia, e irritou-se particularmente quando Macron afirmou que o debate sobre a internacionalização da floresta existia, embora não estivesse colocado neste momento.

Um atentado com coronavírus no Rock in Rio de 2039, provocado por um grupo terrorista do Sudeste Asiático, e conflitos de bolivianos com fazendeiros brasileiros também são citados como possíveis riscos. O documento ainda apresenta cenários nacionais, como a contaminação de membros do Ministério da Defesa por antrax, a criação de um Ministério da Segurança Interna e a eleição de uma presidente mulher.

O documento afirma que "os cenários contribuem para apresentar futuro possíveis, com níveis razoáveis de probabilidade de acontecer", mas que "não esgotam as possibilidades". E defende que "a existência de um poder militar que fortaleça o respeito das demais nações pela soberania pátria é uma das garantias fundamentais para a construção de uma sociedade democrática, justa e fraterna". A íntegra do relatório foi divulgada pelo jornal "Valor Econômico".

Em nota divulgada em sua conta no Twitter, a embaixada francesa disser ter tomado conhecimento do documento pela imprensa. O texto diz que é comum que Forças Armadas façam esse tipo de "análise de cenário", mas, em tom irônico, elogia a "imaginação sem limites dos autores desse relatório". A nota também afirma que a França "conserva, há décadas, relações de cooperação diárias, estreitas e amigáveis" com as Forças Armadas do Brasil, descrito como "principal parceiro estratégico" francês na América Latina.

Trabalho acadêmico

O Ministério da Defesa afirmou, em nota, que o documento "não reflete a posição da Escola Superior de Guerra ou do Ministério da Defesa". De acordo com a pasta, é um "trabalho acadêmico, desenvolvido no âmbito de uma escola, que reflete a primeira fase de um estudo preparatório". O texto também diz que "cenários prospectivos são ferramentas empregadas por qualquer corporação ou país de sucesso". Além disso, a nota afirma que o ministério dá importância à "parceria estratégica que o Brasil e a França assumiram na área de defesa"

O Ministério das Relações Exteriores foi procurado para responder à declaração da embaixada da França, mas não retornou até este momento.

O Globo, 08/02/2020, Mundo, p. 33

https://oglobo.globo.com/mundo/franca-diz-que-relatorio-da-defesa-sobre…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.