VOLTAR

FÓRUM VAI SUBSIDIAR PLANO DE MINERAÇÃO PARA O VALE DO RIBEIRA

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/
06 de Mar de 2020

No último dia do evento, em Registro, setor produtivo, sociedade civil e Governo do Estado debateram políticas para conciliar o desenvolvimento da atividade mineral, geração de empregos e sustentabilidade
No último dia do Fórum da Mineração no Vale do Ribeira, realizado nesta quinta-feira (05), em Registro, no Vale do Ribeira, o Governo do Estado, por meio das secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Regional, debateu com as representações empresariais, meio acadêmico, institutos de pesquisa, prefeituras, sociedade civil e outros entes federativos oportunidades para o desenvolvimento do setor. O evento servirá de base para a elaboração do Plano de Mineração do Futuro na região, com foco na geração de emprego, renda e preservação ambiental.

"Há uma determinação do Governo do Estado de desenvolver a região por meio do programa Vale do Futuro (ver abaixo). Para isso, precisamos articular todos os setores envolvidos aqui, e a mineração é fundamental para isso", afirmou o secretário executivo da SIMA, Luiz Ricardo Santoro.

Durante a oficina que compôs o segundo dia do evento, foram debatidas ações em curto, médio e longo prazo, como mineração e sustentabilidade, dinamização da cadeia, avanço do conhecimento geológico e aprimoramento tecnológico.

À tarde, um grupo de participantes visitou a Mosaic Fertilizantes, empresa produtora e comercializadora de fosfato e potássio combinados, produtos originários da mineração e utilizados na composição de fertilizantes agrícolas.

LEGADO

Além da oficina e da visita à Mosaic, o Fórum contou com dois painéis de discussões, no primeiro dia, quando foram apresentados o funcionamento e as práticas no setor. A partir do conhecimento da área e suas práticas, foram debatidas possibilidades de melhoria e expansão, sempre conciliando produção e sustentabilidade.

O evento contou também com a presença do titular da SIMA, Marcos Penido, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Regional, da Prefeitura de Registro, do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar), do Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo (Condersul), entre outras autoridades.

"Conseguimos neste fórum articular governos federal, estadual e prefeitos, junto com todos os outros atores envolvidos no tema, uma ação inédita para o setor no Vale do Ribeira", avaliou o secretário da SIMA, Marcos Penido.

Também debateram representantes das coordenadorias de Petróleo, Gás e Mineração, de Planejamento Ambiental e Cetesb, da SIMA; do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), da Agência Nacional de Mineração (ANM), da Associação dos Mineradores do Sudoeste Paulista (AMINSP), da Associação dos Mineradores do Vale do Ribeira (AMAVALES), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (IPT/SDE) e da Poli - Minas/USP.

VALE DO FUTURO

Lançado em outubro de 2019, o programa Vale do Futuro prevê R$ 1 bilhão em investimentos públicos e atração de mais R$ 1 bilhão em recursos privados, além de 30 mil oportunidades de emprego, renda e empreendedorismo até o final de 2022.

O fomento econômico irá apoiar vocações da região, como agricultura, piscicultura, gastronomia regional, turismo ecológico e cultural, além da mineração.

Dos 22 municípios abrangidos pelo programa, 17 apresentaram atividade mineral em fase de extração em 2019, conforme a ANM. Os principais minerais extraídos na região são fosfato, areia, argila, filito e, em especial, calcário.

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2020/03/forum-vai-subs…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.