VOLTAR

Fórum Social quer maior papel em ações internacionais

OESP, Nacional, p. A8
19 de Jan de 2005

Fórum Social quer maior papel em ações internacionais
Organizadores prevêem múltiplas iniciativas, da luta pela paz à quebra de patentes

Elder Ogliari

As organizações participantes do Fórum Social Mundial vão sair de Porto Alegre engajadas em campanhas mundiais pela paz, pela manutenção da água como bem público, pela quebra de patentes de medicamentos e pelo perdão da dívida externa, entre outras causas. Esse deverá ser o resultado mais visível da quinta edição do evento, que vai do dia 26 ao 31 deste mês, na capital gaúcha.
"A partir do fórum nascerão grandes iniciativas internacionais", prevê um dos integrantes do Comitê Organizador Brasileiro, Antônio Martins. As campanhas atendem à necessidade, detectada pelos participantes e críticos do evento, de tornar o fórum mais propositivo. A mobilização, no entanto, não será liderada pelo comitê organizador nem pelo Conselho Internacional, que se dedicaram mais à estrutura do encontro, não à seleção dos temas.
Por enquanto, é apenas uma tendência detectada pelos organizadores, que as entidades, em seus encontros, vão confirmar ou não. "O fórum não vai perder sua horizontalidade", destaca Martins, explicando que as ações serão decididas pelas organizações, isoladamente ou em grupos.
O Comitê Organizador Brasileiro se instalou ontem. Nos próximos dias, vai acompanhar os trabalhos de finalização da infra-estrutura do evento, que terá 203 salas distribuídas em tendas à margem do Lago Guaíba, por onde devem circular 120 mil pessoas.

OESP, 19/01/2005, Nacional, p. A8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.