VOLTAR

Fórum quer gestão da água adaptada ao aquecimento

OESP, Vida, p. A13
23 de Mar de 2009

Fórum quer gestão da água adaptada ao aquecimento

Efe

Os participantes do Fórum Mundial da Água, concluído ontem em Istambul, na Turquia, destacaram a importância da gestão dos recursos hídricos adaptada às mudanças climáticas e a outras alterações que terão impacto no abastecimento.

A Declaração de Istambul, ratificada pelos representantes de 190 países, considera "vital" que a gestão da água leve em consideração o rápido crescimento populacional, as migrações e a urbanização desenfreada, além do aquecimento global.

O documento, porém, não incluiu a água como direito humano, como reivindicavam entidades, após veto de pelo menos quatro países, incluindo o Brasil. O texto final reconhece apenas "que o acesso à água potável e ao saneamento é uma necessidade humana básica".

Os ministros que participaram do evento enfatizaram ainda a necessidade de se alcançar as Metas do Milênio para 2015 "o mais rápido possível" e, com isso, melhorar o acesso à água limpa, saneamento e higiene, além do bom estado dos ecossistemas.

Um ponto importante, diz o texto, é a necessidade de responder aos desastres, tanto os naturais como os causados pelo ser humano, e que são muito frequentes, como inundações e secas. Há ainda no documento destaque para a importância de colocar em mesas de negociação as estratégias financeiras e sustentáveis para apoiar os países em desenvolvimento.

Durante toda a semana passada, cerca de 25 mil participantes debateram sobre o tema.

OESP, 23/03/2009, Vida, p. A13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.