VOLTAR

Fórum irá discutir recuperação da biodiversidade do Cerrado mato-grossense

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br
Autor: THIAGO ITACARAMBY
16 de Jul de 2009

A proteção da biodiversidade do Cerrado é um fator fundamental para conservação das riquezas naturais e, consequentemente, aos meios de vida sustentáveis, onde a geração de renda e a qualidade de vida estejam em consonância com a conservação desses recursos. Essa é uma das preocupações da Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos (Sepe), por meio do Programa de Desenvolvimento Regional (MT Regional) em relação ao Cerrado mato-grossense.

Após visita técnica ao Projeto Resgate de Reservas do Cerrado, do Parque Nacional de Emas em Mineiros (GO), o biólogo do MT Regional, Joabe Girão trouxe para Mato Grosso alguns resultados que serão adaptados em MT. De fato, está sendo planejado um possível Fó3rum no qual serão elaboradas propostas para os 21 municípios que estão inseridos no Corredor da Biodiversidade Cuiabá/ São Lourenço e Emas/Taquari. A ideia surgiu mediante encontro com o deputado José Domingos (DEM) e lideranças do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), durante o Mutirão Arco Verde Terra Legal, no município de Nova Ubiratã (502 km ao Norte de Cuiabá).

A medida busca alternativas de elaboração de agenda 21 para os municípios a fim de implantar os projetos da biodiversidade entre os Municípios do Corredor. Além de resolver o passivo ambiental das propriedades rurais. A proposta é uma parceria entre os governos Estadual, Federal, produtores rurais e empresas âncoras.

Para o biólogo, Joabe Girão, a proposta tem por finalidade a criação de projetos da Biodiversidade dentro do bioma do Cerrado de MT. Também oferecer às suas populações uma grande variedade de produtos que podem ser importantes aliados para o desenvolvimento da agricultura familiar entre os produtores envolvidos. As propostas estão conciliadas dentro da biodiversidade e agropecuária - Aliança Biocerrado.

"A nossa intenção é promover um fórum de discussão com determinadas parcerias sobre o uso dos recursos naturais no bioma. È uma oportunidade de agregar valor às atividades econômicas já existentes. Por outro lado criam-se propostas para melhorar o sistema de gestão e uso dos ecossistemas naturais de uma região", avaliou Girão.

Entre os resultados obtidos de conservação previstos no projeto, temos: a preservação e conservação do Aqüífero Guarani; nascentes de rios; espécies ameaçadas de extinção, como é o caso do curiango asa-de-telha, que ocorre no Parque Nacional de Emas (sua única população conhecida no Brasil habita o parque); plantas medicinais; além da ameaça à biodiversidade do cerrado do Centro-Oeste.

Os municípios inclusos no Corredor da Biodiversidade Cuiabá/São Lourenço: Acorizal, Alto Paraguai, Barão de Melgaço, Cáceres, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Diamantino, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antonio e Várzea Grande. Já os municípios do Corredor Emas/Taquari são: Alto Garças, Alto Araguaia e Alto Taquari.

BENEFÍCIOS
Entre os benefícios gerados pela implantação do Projeto Resgate do Cerrado temos: mapeamento da propriedade; apoio técnico; adequação ao Código Florestal perante ao Ibama; aumento da cobertura vegetal nativa; proteção de encostas, nascentes e cursos d'água; fonte de renda para as associações que produzem mudas; melhoria na qualidade ambiental entre outros.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.