VOLTAR

Fórum debate as questões indígenas

Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT
02 de Set de 2003

Como se trata de um território cobiçado por diversos segmentos da economia, como os sojicultores e madeireiros, a discussão das áreas indígenas está na pauta nesta quarta-feira do II Fórum Estadual de Saúde Indígena e a Problemática das Terras Indígenas em Mato Grosso.

Com o tema "Os desafios para a garantia de territorialidade indígena frente ao modelo desenvolvimentista no estado de Mato Grosso", o fórum vai debater a questão agrária, os direitos originários sobre as terras a partir da Constituição Federal, as pressões para arrendamentos, invasões de madeireiras e mineradoras e projetos de auto-sustentação nas reservas indígenas.

"É preciso discussão para que o índio possa gerar economia dentro das reservas, mas que ele não seja prejudicado com os arrendamentos do território. Também é necessário estudo dos impactos ecológicos que a produção poderá trazer", diz Ariovaldo José dos Santos.

O fórum é uma parceria entre a Comissão Especial Permanente de Saúde Indígena, juntamente com a Escola de Saúde Pública e a Fundação Nacional de Saúde. O objetivo é capacitar profissionais sobre a Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena. O evento encerra na quinta-feira. (DS

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.