VOLTAR

Forte relato da luta indígena, filme Martírio é o grande vencedor do Fica 2017

O Popular opopular.com.br
25 de Jun de 2017

O longa-metragem Martírio, do cineasta Vincent Carelli, foi o grande vencedor da 19ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que faz um duro relato da luta dos guarani-caiovás pela retomada de suas terras. A produção levou os prêmios de Melhor Obra do Festival e Melhor Longa-Metragem, entregues na cerimônia na manhã deste domingo, no Cineteatro São Joaquim, em Goiás, e reitera as diferentes nuances do documentário brasileiro. No ano passado, o filme ganhou o prêmio do júri no Festival de Brasília do ano passado.

Desde a última terça-feira que o festival faz um extenso recorte da produção de cinema ambiental com realizações de todo o mundo. Já a obra Aprés le Volcan, de Léo Favier, levou o prêmio de Melhor Curta-Metragem, e o troféu de Júri Popular ficou por conta do goiano Terra e Luz, de Renné França, filmado nas paisagens da Serra Dourada, na cidade de Goiás. Já o prêmio Imprensa, concedido pelos profissionais da imprensa especializada, foi entregue a Alan Schvarsberg, diretor de Ninguém Nasce no Paraíso.

Entre filmes realizados em Goiás, Algo do que Fica, de Benedito Ferreira, levou o prêmio de Melhor Filme Goiano, para uma produção que abre discussão sobre os reflexos do acidente do Césio 137 em Goiânia. "Numa cidade que tem pouco mais de 80 anos, sendo 30 marcados pelo acidente, é uma discussão que precisa ser falada, discutida", apontou durante a cerimônia. Já o documentário Real Conquista, de Fabiana Assis, levou o troféu de Segundo Melhor Filme Goiano, e que apresenta a história da desocupação do bairro Real Conquista por meio de um olhar afirmativo feminino.

Mostra ABD Cine Goiás

Para a Mostra ABD Cine Goiás, específica para produções regionais, a vencedora do prêmio de Melhor Direção foi para a produção Procura-se Marina, de Yolanda Margarida. Algo do que Fica, de Benedito, também levou os troféus de Melhor Fillme de Ficção, Melhor Fotografia (para o diretor de fotografia Larry Sullivan), e Melhor Ator, para Odon Bonfim.

Entre as animações, A Noiva do Coelhinho, de Rafael Franco, levou os prêmios de Melhor Roteiro, Melhor Trilha Original e Melhor Animação. Trata-se da adaptação do conto homônimo dos Irmãos Grimm, e conta a história de uma menina que tenta enfrentar um intruso em sua horta. O curta de 11 minutos aborda temas como cárcere privado, violência doméstica e abuso infantil.

Real Conquista conquistou o prêmio de Melhor Documentário, e Como Nascem as Amoras, de Larry Sullivan, ganhou o troféu de Melhor Filme Experimental. Na categoria Melhor montagem e edição, foi a vez da obra Família S2, de João Henrique Pacheco.

Fica sonoro

Para o show de encerramento do Fica 2017, os músicos Diogo Nogueira e Hamilton de Holanda apresentam o show Bossa Negra, que ganhou o Grammy Latino de Melhor Música Brasileira. Por meio de um encontro entre percussão e samba, o projeto conta com o intercâmbio cultural de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Silvia Pérez. No ano passado, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo foram os artistas escolhidos para realizar o show de encarramento.

Acompanhe abaixo a lista completa dos filmes premiados:

MOSTRA COMPETITIVA FICA 2017

Prêmio Júri Jovem: Histoires de la Plaine (Christine Seghezzi)

Troféu da Mostra Seneago de Filmes Temáticos Sobre a Água: Ilha (Daniel de la Calle)

Troféu Luiz Gonzaga Soares de melhor filme Júri Popular: Terra e Luz (Renné França)

Troféu Imprensa: Ninguém nasce no Paraíso (Alan Schvarsberg)

Troféu José Petrillo de segundo melhor filme goiano: Real Conquista (Fabiana Assis)

Troféu João Bennio de melhor filme goiano: Algo do que Fica (Benedito Ferreira)

Menção honrosa do júri: L'Ours Noir (Méryl Fortunat-Rossi e Xavier Séron)

Segunda menção honrosa do júri: Automatic Fitness (Alberto Couceiro e Alejandra Tomei)

Troféu Acary Passos para Melhor curta-metragem: Aprés le Volcan (Léo Favier)

Troféu Carmo Bernardes para melhor longa-metragem: Martírio (Vincent Carelli)

Troféu Cora Coralina de Melhor Abra: Martírio (Vincent Carelli)

MOSTRA ABD CINE GOIÁS

Melhor Ator: Algo do que Fica (Odon Bonfim)

Melhor Atriz: Procura-se Marina (Ellen Moreira)

Melhor trilha Original: A Noiva do Coelhinho (Rafael Franco)

Melhor som: A câmera de João

Melhor Montagem e Edição: Família S2 (João Henrique Pacheco)

Melhor Direção de Fotografia: Algo do que Fica (Larry Sullivan)

Melhor Direção de Arte: O Veleiro Fantasma

Melhor Roteiro: A Noiva do Coelhinho (Rafael Franco)

Melhor direção: Procura-se Marina (Yolanda Margarida)

Prêmio Martins Muniz de melhor filme experimental: Como Nascem as Amoras (Larry Sullivan)

Prêmio Eduardo Benfica de melhor documentário: Real Conquista (Fabiana Assis)

Prêmio Fifi Cunha de melhor animação: A Noiva do Coelhinho (Rafael Franco)

Prêmio de melhor filme de ficção: Algo do que Fica (Benedito Ferreira)

http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/forte-relato-da-luta-ind%…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.