VOLTAR

Fortaleza é sede da VIII Edição dos Jogos dos Povos Indígenas

Funai-Brasília-DF
21 de Out de 2005

"O importante não é ganhar, sim celebrar". Com este lema, a VIII Edição dos Jogos dos Povos Indígenas, a ser realizada entre os dias 18 a 26 de novembro, na Praia de Iracema, Fortaleza (CE), reunirá 1.300 atletas indígenas, de 42 etnias nacionais. Líderes indígenas da Guiana Francesa, do Canadá, do Equador e dos Estados Unidos também foram convidados para assistirem às competições.

Realizados desde 1996, os Jogos buscam resgatar a identidade cultural dos povos indígenas, por meio da prática de seus esportes tradicionais, danças e cantos. O objetivo é promover a cidadania, a integração das etnias e a celebração da cultura indígena, além de reforçar a auto-estima do índio.

O evento, iniciativa do Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena, conta com apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), patrocínio do Ministério do Esporte e parceiras com Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Ao todo, serão 15 modalidades tradicionais indígenas, entre elas Zarabatana, Jikunahity (futebol de cabeça), Corrida de Tora, Lutas Corporais, Canoagem, Arco e Flecha, Katulaywa (futebol de joelho) e Peikrã (peteca). Paralelamente aos jogos, o evento também promove um fórum sobre direitos indígenas, venda de artesanatos e comidas típicas, programa de interação com o público e pinturas corporais.

Este ano, etnias dos seguintes Estados participam dos jogos: Pará - Aikewara, Apiterewa, Assurini do Xingu, Xikrin, Assurini, Gavião Kiykatêje/Parkatejê, Wai Wai, Tembé e Kayapó; Mato Grosso - Yawalapití, Awetí, Bakairi, Bororo, Enawenê-Nawê, Kalapalo, Kamayurá, Kayabi Manoki, Nambikwara, Paresi Halílti, Kuikuro, Rikbaktsa, Xavante e Tapirapé; Ceará - Kalabassa, Kanidé, Potiguara, Pitaguari,Tabajara, Tremembé e Tabeba; Tocantins - Javaé, Xerente, Karajá e Krahô; Mato Grosso do Sul - Kaiwá e Terena; Amazonas - Matis; Rondônia - Suruí; Bahia - Pataxó; São Paulo - Guarani M´bia/Nhandevá-SP; e Maranhão - Kanela Ramkokamekra Apaniekra.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.