VOLTAR

Fortalecimento da agricultura familiar premia prefeitura de Uiramutã

Brasil Norte-Boa Vista-RR
02 de Abr de 2004

A Prefeitura de Uiramutã concorreu ao prêmio com um programa que reúne ações o projeto de produção do feijão Flexal

O prêmio foi entregue à prefeita Florany Mota, pelo governador Flamarion Portela, e pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, João Mêne

A Prefeitura de Uiramutã recebeu na terça-feira a premiação de segunda colocada na fase estadual do prêmio Mário Covas 2004 - Prefeito Empreendedor. A administração municipal foi premiada pela iniciativa de apoio e fortalecimento da agricultura familiar que tem sido desenvolvido em Uiramutã.
A solenidade de premiação foi prestigiada pelo governador Flamarion Portela, a primeira dama, Ângela Portela, além de deputados estaduais, secretários de Estado, representantes do Banco da Amazônia, Caixa Econômica e Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Para a prefeita Florany Mota, receber esse prêmio representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido por toda a sua equipe "e, principalmente, da comunidade que acredita na administração de Uiramutã". "Para todos nós é uma vitória por sermos de um município muito novo, onde tudo é muito sofrido, muito distante, temos o menor FPM do Estado, além dos problemas com a demarcação, mas mesmo assim conseguimos esse avanço na agricultura familiar", ressaltou.
Projetos premiados
A Prefeitura de Uiramutã concorreu ao prêmio com um programa que reúne inúmeras ações voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar. Uma delas foi o apoio ao projeto de produção do feijão Flexal em que se observou a enorme vantagem comparativa e competitiva detectada para essa cultura. No ano passado, a produção do feijão deixou de ser apenas de subsistência e passou a ser comercializada, sendo que o produto já está sendo embalado pela comunidade e possui embalagem própria.
Peixes
Outro projeto apoiado pela Prefeitura foi a criação de peixes em tanques na comunidade de Água Fria. Após o sucesso com a unidade demonstrativa, os moradores de Água Fria comemoraram a primeira despesca com um festival realizado em novembro do ano passado.
Por último o Município apresentou um projeto de organização social demonstrado através dos organismos criados a partir dessas iniciativas agrícolas.
"Em virtude de vivermos numa região onde a caça já é escassa, a gente tem que ter criatividade para produzir em curto espaço de tempo e é o que procuramos fazer cada vez melhor", concluiu a prefeita Florany.
Os projetos de Uiramutã foram analisados por uma equipe formada por técnicos do Sebrae, da Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia. O município obteve 431 pontos, o que representa 86,2% da pontuação máxima que era 500 pontos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.