VOLTAR

Forró Indígena e Técnicos de Áudio Indígenas de RR

Blog Overmundo - http://www.overmundo.com.br/
Autor: Marcos Wesley
01 de Nov de 2006

"...tem capivara, jacaré na damorida, tem tapioca com vinho de buriti, vem festejar a vitória tão sofrida de bem com a vida tomando um bom caxiri..."

Este é o refrão do engajado forró Dom de Índio, uma das 11 faixas que compõem o CD Caxiri na Cuia - o Forró da Maloca, lançado pelo Conselho Indígena de Roraima - CIR em 2005. Com letras que falam da luta pela conquista da Raposa Serra do Sol, mas também sobre a degradação ambiental, como em A Seca e a Queimada, e dos costumes dos índios do lavrado roraimense, como em Índio Preparado, este CD, de autoria e execução dos Makuxi e Wapichana, cunha um novo estilo musical, o forró indígena. Ele nasce no seio do vigoroso movimento indígena de Roraima, em suas assembléias, encontros e oficinas, com dezenas de grupos musicais (também conhecidos como grupos de animação) formados majoritariamente por jovens, cantando e dançando músicas com letras inspiradas nas bandeiras levantadas pelo movimento (direitos pela terra, educação, saúde, etc) , sendo compostas tanto em língua portuguesa quanto em língua indígena e tocadas por músicos autodidatas que domaram a sanfona, o teclado, a guitarra, a zabumba e o triângulo, misturando seus timbres aos sons das maracas, flautas e tambores. O Caxiri na Cuia foi lançado em fevereiro na 34ª Assembléia do CIR, na aldeia Maturuca, e, posteriormente em março, na cidade de Boa Vista no teatro do SESC, onde mais de 350 pessoas, que receberam na entrada uma cuia com caxiri, lotaram o recinto, numa exemplar confraternização entre índios e não-índios.

Além do forró indígena, a riqueza da música indígena de Roraima também se revela nas músicas ancestrais das 9 etnias existentes que, sob o comando de anciões, têm seu espaço nos rituais e festas tradicionais, mas também nas assembléias e reuniões do movimento, contando ainda com a participação de muitos dos grupos de animação que se dedicam ao que eles chamam de resgate cultural, criando repertórios com cantos e danças de parixara e tukui, muitas das vezes alimentados por pesquisas que nascem nas escolas. Parte deste trabalho poderá ser visto (e ouvido) em breve pois o CIR estará lançando até o final de 2006 os CDs Cantos Wapichana e Cantos da Tradição Makuxi.

Todo este movimento musical indígena de Roraima faz parte do projeto do CIR Música dos Povos de Roraima, que em setembro de 2006 deu início a uma ação inovadora: a aquisição de um estúdio de áudio móvel e a formação de quatro técnicos de áudio indígenas (TAIs). O projeto Música dos Povos de Roraima é realizado em parceria com a organização Som das Aldeias (somdasaldeias@uol.com.br) e financiado pelo PDPI (Projetos Demonstrativos para Povos Indígenas).

A Som das Aldeias e o PDPI também estão juntas com outras duas organizações indígenas de Roraima realizando projetos de promoção da música indígena: com a APIRR (Associação dos Povos Indígenas de Roraima), promovendo o 1 Festival de Música Indígena de Roraima, que será realizado em janeiro de 2007, e formando quatro TAIs da Terra Indígena São Marcos: e com a HUTUKARA Associação Yanomami, produzindo o CD de Cantos Yanomami.

Esta ampla e diversificada produção musical atende a dois importantes objetivos dos povos indígenas de Roraima: valorização de sua cultura musical e utilização da linguagem musical como meio para a conscientização sobre seus direitos enquanto cidadãos brasileiros integrantes de minorias étnicas num país pluricultural. Recentemente, um terceiro objetivo vem sendo vislumbrado enquanto atividade econômica através da venda de CDs e de shows.

Nesse contexto, a implantação de um estúdio móvel de som e a capacitação de técnicos de áudio indígenas possibilitará a autonomia dos povos indígenas de Roraima tanto para o registro com qualidade de suas tradições musicais, quanto para a profissionalização dos grupos musicais, como também para a produção de CDs que possibilitem a difusão desta produção musical a um vasto público interétnico.

http://www.overmundo.com.br/overblog/forro-indigena-e-tecnicos-de-audio…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.