VOLTAR

Forças de Segurança iniciam combate contra crimes ambientais e invasões na Transamazônica

A Crítica - http://acritica.uol.com.br
Autor: Elaíze Farias
01 de Nov de 2011

Considerada uma das áreas onde se registra um dos maiores índices de grilagem, desmatamento e invasão de terras indígenas do Estado do Amazonas o distrito de Santo Antônio do Matupi, no município de Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus), é alvo desde esta segunda-feira (31) de uma grande operação que envolve várias frentes da Segurança Nacional.

O distrito fica localizado no Km-180 da BR-230, mais conhecida como Transamazônica. A área registra também um alto índice de exploração de madeira e criação de cabeças de gado.

A operação, batizada de Guaricaya Matupi, já vinha sendo articulada desde agosto, envolvendo órgãos como Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Federal, Policiária Rodoviária Nacional, Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Fundação Nacional do Índio (Funai), Força Nacional e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Juntos, os órgãos integram a Comissão Interministerial de Combate aos Crimes e Infrações Ambientais (CICCIA).

Nota enviada pelo Sipam, diz que durante a operação serão combatidos crimes de desmatamento ilegal, tráfico de drogas, porte ilegal de armas, garimpos ilegais, apreensão de veículos irregulares entre outros.

Fontes contatadas pelo portal acrítica.com informaram que as forças de segurança começaram a chegar na região do "180" em outubro, de forma sigilosa, iniciando os preparativos.

Conforme dados da superintendência do Ibama, desde fevereiro o órgão apreendeu no Matupi 1.500 metros cúbico de madeira ilegal e aplicou multas de R$ 11 milhões de infrações cometidas no Matupi.

Ameaças

Nos últimos meses, fiscais de órgãos ambientais intensificaram o monitoramento de Santo Antônio do Matupi.

Em agosto passado, fiscais do Ibama e da Funai chegaram a ser ameaçados por madeireiros, durante operação de fiscalização.

Há registro também do crescimento de ameaças cada vez mais explícitas contra indígenas do povo tenharim, cujo território localizado nas proximidades da região de Humaitá, vem sendo constantemente invadido.

Desde o início do ano, o Ibama em conjunto com outros órgãos vêm realizando a operação Guaricaya em outras regiões do Estado do Amazonas, que consiste no combate ao desmatamento ilegal. A Guaricaya Matupi será específica para aquela área.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Forcas-Seguranca_0_583141827.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.