VOLTAR

Força Tarefa apreende madeira em Flona de Rondônia

Ibama
15 de Dez de 2003

Cerca de dois mil metros cúbicos de madeiras nobres, cortadas ilegalmente, foram apreendidos e quatro serrarias fechadas por uma força-tarefa, no interior da Floresta Nacional (Flona) do Bom Futuro, no município de Buritis, em Rondônia, no último final de semana. Quatro pessoas, entre elas um vereador foram presas. A força-tarefa foi montada para combater crimes ambientais e comuns que vem ocorrendo com maior intensidade na região.

Segundo o gerente executivo do Ibama, em Porto Velho, Osvaldo Pittaluga, as quatro serrarias fechadas tiveram os galpões derrubados e todo o maquinário apreendido. Dois ônibus que faziam linha no interior da Flona também foram levados para a Polícia Federal e a força-tarefa ainda fez uma vistoria na Associação de Pequenos e Médios Produtores Rurais da região, acusada de vender lotes ilegais no interior da Floresta Nacional. "O material da Associação foi apreendido e vamos pedir a sua desconstituição", afirma Pittaluga.

Toda a madeira apreendida será doada para uso na construção de casas populares, escolas, postos de saúde, pontes e outras obras comunitárias, conforme prevê a Legislação Ambiental. Os responsáveis pelos danos ambientais responderão civil e criminalmente. Participam da força-tarefa o Ibama, Polícia Federal, ministérios públicos Federal e Estadual, Incra, DRT, polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e órgãos do Governos Estadual de Rondônia e da Prefeitura de Buritis.
(-Ibama-Brasília-DF-15/12/03)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.