VOLTAR

Força Nacional é enviada à Terra Indígena mais desmatada durante governo Bolsonaro

Brasil de Fato - https://www.brasildefato.com.br/2023/09/14
14 de Set de 2023

Força Nacional é enviada à Terra Indígena mais desmatada durante governo Bolsonaro
TI Apyterewa perdeu área do tamanho de Fortaleza (CE) por causa da pecuária, do garimpo e da grilarem

Murilo Pajolla
Brasil de Fato | Lábrea (AM) |
14 de Setembro de 2023 às 18:12

O governo federal autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) na Terra Indígena Apyterewa, no Pará, em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

A portaria foi assinada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino e publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (14). As tropas deverão atuar na preservação da ordem pública durante 90 dias.

Localizado no município de São Félix do Xingu (PA), o território Apyterewa é habitado pelo povo Parakanã e foi a Terra Indígena mais desmatada do Brasil nos últimos quatro anos consecutivos, segundo dados de satélite divulgados pelo Imazon.

O período coincide com o mandato de Jair Bolsonaro (PL), que foi marcado pelo desmonte da fiscalização e pelo incentivo ao crime ambiental na Amazônia. Lideranças indígenas denunciaram ter sofrido ameaças de morte por invasores.

Com a entrada do governo Lula, o Ibama começou a desativar os acampamentos clandestinos e conseguiu derrubar o desmatamento em 94% no primeiro semestre, segundo o Instituto Socioambiental (ISA).

Considerada até então fora de controle, a devastação só foi interrompida a partir do trabalho contínuo dos agentes do Ibama, que fez operações em 30 pontos de desmatamento ilegal e destruiu 20 acampamentos e estruturas de apoio usados pelos invasores.

Invasores entram sem qualquer restrição, diz Ibama
Segundo o Ibama, as principais causas da invasão são a grilagem de terras, a consolidação da pecuária bovina clandestina e o garimpo ilegal. O órgão ambiental estima que mais de 60 mil cabeças de gado tenham sido criados ilegalmente na área.

Dentro da terra indígena agentes apreenderam armas de fogo, motosserras, um aparelho GPS e cadernos de anotações contendo detalhes dos "loteamentos" planejados pelos invasores.

"Os invasores ingressam na aldeia sem qualquer restrição, comunicando abertamente aos indígenas o processo de invasão e desmatamento/garimpo associados", disse em maio deste ano Christina Whiteman, agente ambiental federal de fiscalização do Ibama.

Indígenas assolados pelo garimpo e impactos de Belo Monte
Alvo de garimpeiros ilegais desde a década de 1970, a Terra Indígena Apyterewa foi oficialmente reconhecida pelo Estado brasileiro em 2007. Desde então, a retirada dos não-indígenas nunca foi concretizada.

A expulsão dos invasores foi uma das condicionantes para instalação da hidrelétrica de Belo Monte. O território Apyterewa deveria ter tido os invasores expulsos antes do início da operação da usina, mas a promessa feita aos indígenas nunca se concretizou.

Segundo a Funai, menos de 20% da área da terra Apyterewa está sob posse integral dos indígenas. Pressionados pelo avanço dos invasores, os Parakanã passaram a ocupar apenas a porção noroeste da área.

Edição: Thalita Pires

https://www.brasildefato.com.br/2023/09/14/forca-nacional-e-enviada-a-t…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.